All posts by admin

Descontinuidade do Geolocation Online Map para AutoCAD 2014

A partir de 30 de junho de 2017 a Microsoft deixará de oferecer a versão 7 do Bing Maps, que é usada para gerar o recurso de Dados de Mapa Online de Geolocalização no AutoCAD e no AutoCAD LT 2014.
Mais informações podem ser obtidas em: https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/autocad/troubleshooting/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/PTB/Bing-Maps-Lock-Up-AutoCAD-LT.html
Esta descontinuidade afetará aos usuários do Sistema Posição – Módulo CAR que ainda utilizam a chave no modelo Proteq.
Consulte nossas revendas e saiba mais como permanecer usando as facilidades do Sistema Posição – Módulo CAR e do Bing Maps em outras versões do AutoCAD.

Top

Prazo para fazer Cadastro Ambiental Rural (CAR) é prorrogado por um ano

Assunto do mês de MAIO:
Por Ione Moser

Expiraria no dia 5 de maio de 2015 o prazo para que todos os proprietários rurais realizassem o Cadastro Ambiental Rural de suas propriedades.

O anúncio da prorrogação foi feita por Gaetani durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

A indefinição sobre a prorrogação causou correria entre proprietários de imóveis rurais que buscaram adequar-se ao prazo, sobrecarregando o sistema onde o CAR é registrado. Usuários reclamavam de dificuldades em inserir os dados, fazer download das imagens de satélite e receber o recibo que comprova o cadastramento.

Mesmo assim apenas 17% dos imóveis rurais do Paraná já foram registrados.

Com mais um ano de prazo, o trabalho de divulgação entre os proprietários rurais continua.

1. O que é o CAR – Cadastro Ambiental Rural?
(CAR) é um cadastro eletrônico que deve conter os dados básicos das propriedades rurais. O cadastro é obrigatório a todas as propriedades e posses rurais e os dados informados são declaratórios (como é, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda), de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural. Os dados do CAR farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – o SIC AR, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente dos Estados, do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

2. Para que serve o CAR?
O CAR é a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate
ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas.

3. Preciso me inscrever no CAR?
Todas as propriedades ou posses rurais devem ser inscritas no CAR. Isso independe da situação de suas terras: com ou sem matrícula, registros de imóveis, ou transcrições.

O intuito do CAR é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária.

4. Quais as vantagens em fazer o cadastro?
O CAR facilitará a vida do proprietário rural na obtenção de licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR e o cumprimento no disposto no Plano de Regularização Ambiental, que será em breve instituído pelo Estado. Com isso, não haverá mais a necessidade de procedimentos anteriormente obrigatórios, como a averbação em matrícula de Reservas Legais no interior das propriedades. Todo o procedimento para essa regularização poderá ser feito online.

Acesse www.car.gov.br .

 

Veja algumas dicas:

  1. Fique atento às regras vigentes no seu Estado;
  2. Leia o manual e tutorial no site: www.car.org.br
  3. Caso não tenha conhecimento de informática ou técnicos, procure um profissional para fazer o seu cadastro;
  4. Estude a possibilidade de contratar o serviço de cadastramento juntamente com seus vizinhos, associações ou cooperativas para diminuir os custos.
  5. Inscrição no CAR deve ser feita até maio de 2016.

Fontes: Gazeta do Povo e Canal do Produtor

 

Cadastro Ambiental Rural descomplicado!!!

Com as exclusivas ferramentas do Sistema Posição você poderá trabalhar com imagens para o CAR dentro da plataforma AutoCAD, e inserir um banco de dados totalmente compatível com o Módulo de Cadastro do CAR do Ministério do Meio Ambiente, além de exportar arquivos KML e Shapefile.

Com ferramentas simples de usar e ambiente amigável o Sistema Posição, a mais de 18 anos no mercado, mantém a tradição e confiança que muitos usuários já conhecem. Conheça você também!

Top

Webinar dia 11 de setembro – Prática nos Módulos de Georreferenciamento e CAR do Sistema Posição

 
Instituto GEOeduc e Manfra convidam você para participar de um seminário online com inscrição gratuita sobre o uso de sistemas automatizados para Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Temas que serão abordados neste webinar:

• Prática no módulo de Georreferenciamento do Sistema Posição

– Criação e configuração de projeto
– Cadastro de profissionais, proprietários, confrontantes e vértices existentes
– Importação de arquivos CSV (Sigef e Acervo) e pontos pós processados via Leica Geo Office
– Cadastro de escala, divisas, perímetro geral, matrículas, glebas, estradas e confrontantes
– Desenho da planta e geração dos documentos para Cartório
– Geração da planilha ODS e validação no Sigef

• Prática no módulo de CAR

– Dwg com coordenadas conhecidas em UTM (desenho no AutoCAD)
– Configurações do projeto e importação das imagens Bing (AutoDesk 360)
– Informações sobre módulos fiscais, cadastro das geometrias e ferramentas
– Exportação em KML e Shapefile, indicação da criação do banco de dados no CAR / Ministério do Meio Ambiente

O palestrante será Orismar Nunes dos Santos, Engenheiro Cartógrafo (UFPR). Desde 2010 é colaborador da empresa Manfra & Cia Ltda., onde é responsável por treinamento de equipamentos relacionados a monitoramento e linhas avançadas da Leica Geosystems.

Os participantes poderão interagir com os apresentadores, enviando suas questões através do chat. Após o webinar, serão enviados certificados de participação a todos que estiverem online na sessão.

Inscreva-se já através do link:

https://www2.gotomeeting.com/register/847737858

Top

Curso Presencial Módulo de Georreferenciamento em Curitiba

Instituto GeoEduc

 

 

 

 

 

Treinamento presencial será realizado em Curitiba (PR). As inscrições já estão abertas.

 

Em vista de mudanças e da necessidade por atualização entre os profissionais que atuam com Certificação e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, o Instituto GEOeduc – em parceria com a empresa Manfra – convida a comunidade de geotecnologia para participar do treinamento no Sistema Posição – Módulo de Georreferenciamento, dia 22 de agosto em Curitiba (PR), que vai abordar os procedimentos para o georreferenciamento de imóveis rurais a partir de situações reais.

 

 

Com carga horária de 8 horas, durante o treinamento serão abordados os seguintes temas:
• Cálculo de poligonais para Georreferenciamento;
• Criação de projeto no módulo de Georreferenciamento;
• Cadastro de profissionais, proprietários e confrontantes;
• Cadastro de Vértices Existentes;
• Configuração do projeto;
• Importação de arquivos CSV (sigef e acervo);
• Importação de pontos pós processados via LGO (Leica Geo Office);
• Cadastro de escala;
• Cadastro de divisas;
• Cadastro de Perímetro geral, matrículas, glebas e estradas;
• Cadastro dos confrontantes associados às divisas;
• Desenho da planta da propriedade para o Cartório;
• Geração dos documentos para o Cartório;
• Geração de planilha ODS;
• Validação da planilha no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef)

.

 

Caixa Posicao1 Instituto GEOeduc abre inscrições para curso sobre Sistema Posição

 

Para mais informações e inscrições acesse o site do Curso Sistema Posição – Módulo de Georreferenciamento ou entre em contato por email (cursos@geoeduc.com) ou pelos telefones (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848.

Top

Sistema de Automação Topográfica Posição – Um produto do Grupo Hexagon

Recentemente O GRUPO HEXAGON, provedor global de soluções para design, medições e visualização, adquiriu todas as ações da MANFRA & CIA LTDA inclusive o Sistema de Automação Topográfica Posição.

Com mais de 6000 licenças vendidas o Sistema Posição está de cara nova, com novos módulos, porém a com a mesma praticidade de sempre.

Com 17 anos no mercado, o Sistema de Automação Topográfica Posição foi lançado em função da necessidade de desenvolver uma ferramenta de qualidade que facilitasse o trabalho do profissional e proporcionasse rapidez e precisão na execução de projetos topográficos.

Inicialmente com o nome de Precisão, era desenvolvido e comercializado pela Manfra e a partir de 2014 foi reestruturado e hoje é um produto do Grupo Hexagon.

Nossa equipe de desenvolvimento é formada por profissionais altamente capacitados em soluções para topografia que atende prontamente às necessidades do mercado de forma simples e eficaz.

O Sistema Posição oferece precisão e qualidade em produtos gerados com facilidade operacional e dinamismo.

O Sistema de Automação Topográfica Posição é uma solução completa para cálculos topográficos, com interface gráfica baseada no AutoCAD, programa CAD mais difundido no mundo, que disponibiliza aos usuários uma ferramenta poderosa para elaboração e o desenvolvimento de projetos topográficos.

Top
1 2 Page 1 of 2